quarta-feira, 13 de outubro de 2010

BONSAI-O QUE E ?


O nome "Bonsai" é japonês, e a tradução literal da palavra é "plantado numa bandeja".

Ao contrário do que muitos pensam, o Bonsai não é um padrão de árvores que por características próprias permanecem sempre pequenas, e nem tão pouco existem sementes de bonsais. O Bonsai é adquirido atravéz de técnicas, para fazer com que uma árvore, arbusto ou trepadeira que poderiam atingir metros de altura em seu porte natural, não ultrapasem alguns centímetros, mas sem deixar de expressar totalmente a beleza e o volume da planta em seu porte original.

Qualquer planta que tenha um tronco lenhoso, possui qualificações para tornar-se um Bonsai, mas não basta observar apenas esse aspécto. É preciso saber que cada planta possui características próprias. Se uma planta naturalmente já apresenta folhas pequenas ( serissa, ligustre, pitangueira... ), é claro que a obtenção de um Bonsai dessas plantas irá se tornar muito mais fácil. Mas se as folhas forem grandes ou enormes ( mangueira, palmeira, bambu...), torna-se um pouco difícil aplicar as técnicas. Apesar disso, existem pessoas muito experiêntes nessa arte, que conseguem fazer Bonsais dessas plantas ( inclusive coqueiros ), levando em conta que os bonsais com mais tempo de cultivo sofrem uma diminuição natural do tamanho de suas folhas devido a insistente aplicação de técnicas com o passar dos anos.

A diferença entre um Bonsai e as outras plantas de vaso, é que, enquanto essas são em geral, espécies cujas flores ou folhas nos dão motivo de apreciação da planta, no Bonsai o que conta é a miniaturização. Em outras palavras, a beleza, por exemplo, de toda uma árvore reduzida a uns poucos centímetros, em perfeita harmonia com o recipiente onde está plantada.

O tamanho de um Bonsai pode variar muito, em rigor ele deve ter somente de 30 a 48 centímetros de altura, mas essa regra é muito antiga e não deve ser seguida pois o que vemos hoje são quatro classificações para os tamanhos:

MINIS - Até 15 cm

PEQUENOS - De 15 a 30 cm

MÉDIOS - De 30 a 60 cm

GRANDES - Maiores que 60 cm*

* Algum limite de tamanho deve ser respeitado, a depender da espécie.

Existem vários estilos de Bonsai, todavia, assim como as árvores encontradas em seu ambiente natural, não existem dois exatamente iguais.

Bonsais podem ter troncos grossos e retos, finos e retorcidos, inclinados, dois ou mais troncos, etc... enfim, todas as formas que são vistas na natureza. O grande segredo, essencialmente, consiste em escolher uma planta que tenha potêncial para tornar-se um bom exemplo de Bonsai. Naturalmente a partir daí, o cultivo requer atenção constante e afetuosa, e para que cresça saudável, será necessário sol, água, fertilizantes e terra adequada. Paralelamente, para dar a forma desejada, a planta será cuidadosamente educada, podada, replantada, amarrada e cultivada com certas técnicas.

A miniaturização, por si só, não é o objetivo de cultivo de Bonsai. O sucesso, efetivamente, é o resultado consolidado de vários esforços, para formar uma árvore em miniatura sim, mas absolutamente saudável.

Árvores nanicas, como se sabe, podem ser encontradas em ambientes naturais, mas em situações em que fatores climáticos tenham contribuido para isso, ou que alguma semente de uma árvore maior tenha caído em uma fenda de uma rocha por exemplo, e nesta tenha encontrado condições para crescer, porêm em proporções reduzidas pois as raízes estão restritas a aquele espaço. No Bonsai, no entanto, esse ambiente é criado artificial e propositalmente, mas sem que se possa descuidar dos principios botânicos de cultivo, e por isso o fato das plantas serem cultivadas em bandejas cada vêz menores. Aliás, no Japão, a importância dada aos vasos dos Bonsais, é quase igual a atenção dada aos próprios, pois eles valorizam muito a arte da decoração de ambientes feitas através de Bonsais. A mais recente tendência, é criar a simulação de uma floresta, com árvores-bonsai plantadas numa bandeja, eventualmente combinadas com arbustos-bonsai e pedras (penjing)

Nenhum comentário:

Postar um comentário