![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhvMKQR6xFIWKOszt6dhowib2BsdAg8gChtfwsBZi-knYlOFW595po_opXgjza49MIq1E484FV2VEk7XBxJRvFzQY5n63gVw9tHGkJaDEp6M3mqDDAh7S-zmO75v1TZl8crdaACFiq64Eg/s320/aposentadoria-voce-esta-preparada-37-540.jpg)
Depois de conquistarem o mercado de trabalho, é difícil fazê-las saírem de lá! Mesmo tendo idade ou tempo de contribuição adequados para requererem a aposentadoria, muitas mulheres não imaginam viver sem trabalhar suas múltiplas jornadas, seja dentro ou fora de casa. Mas, pense bem, desacelerar o ritmo para curtir outra etapa da vida pode ser uma boa.
. E aí, preparada para se aposentar?
Segundo o IBGE, o Brasil conta com mais de 22 milhões de aposentados ou pensionistas, sendo que quase 13 milhões são mulheres. E de cada quatro aposentadas, pelo menos uma está inserida no mercado de trabalho, como apontam dados de 2008.
Para a consultora Cecília Russo Troiano, colunista aqui do Vila Sucesso, decidir qual é o momento ideal para se aposentar é bastante particular para as mulheres.
"Depende de muitas coisas. Se ela gosta ou não do que faz, se o ambiente de trabalho é bom, se o ritmo é demais acelerado. Enfim, cada um destes itens pode apressar ou retardar a parada".
Na verdade, ela diz, a aposentadoria não é mesmo fácil. Mas deve ser encarada como algo positivo, pois é também o início de um novo ciclo de vida. "Também acho que não devemos parar 100%. Buscar uma outra atividade, menos intensa, é fundamental para não parar de vez. Sentir-se útil, usar a cabeça, produzir é fundamental! E claro, curtir mais a família, buscar mais tempo para si ou para se dedicar a algum outro interesse que antes não cabia na agenda".
Como não poderia deixar de ser, a aposentadoria da mulher afeta a família toda! Esta e
uma mudança à qual todos deverão se adaptar. "O lado bom é que, na teoria, essa mulher tem mais tempo para fazer o que quiser. Com isso pode usar essas horas a seu favor ou da família. O lado ruim é que pode aparecer uma depressão, pela mudança, pelo tempo livre. Ou até pelo padrão financeiro que pode mudar", diz Cecília.
Bom, para que o processo da aposentadoria feminina corra tranquilamente, a consultora diz que este deve ser um trabalho progressivo da mulher, da família e da empresa. "Planejar é o melhor caminho. Evita rupturas bruscas, ajuda a dar sentido e a elaborar mais a saída".
Regras
De acordo com o INSS, as mulheres podem requerer a aposentadoria por idade a partir dos 60 anos. Já as trabalhadoras rurais, a partir dos 55.
* Previdência privada para mulheres
* O caminho certo para a aposentadoria rentável
O benefício pode ser solicitado por meio de agendamento prévio pelo portal da Previdência Social na Internet, pelo telefone 135 ou nas Agências da Previdência Social, mediante o cumprimento das exigências legais (idade mínima e carência, que é o tempo mínimo de contribuição que o trabalhador precisa comprovar para ter direito a um benefício previdenciário. Neste caso, de 180 contribuições).
Por Adriana Cocco fonte-http://www.vilamulher.terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário